A Eclipse da Superlua Azul de Sangue

01/02/2018 14:04

A Eclipse da Superlua Azul de Sangue, foram fenômenos observados da Terra numa rara coincidência de: Eclipse total lunar, Superlua e a Chamada lua de sangue.


No dia 31 de Janeiro de 2018, ocorreu essa rara combinação de uma segunda Lua cheia mensal, que também foi maior e mais brilhante que o normal até o eclipse, quando ela ficou não só grande, mas também avermelhada.

 

Superlua – Ocorre quando a Lua está mais perto da Terra  em sua órbita, conhecida como perigeu. A Lua nesse momento estará cerca de 30% mais brilhante ( com aparência de 14% maior ) do que o normal.

 

Lua Azul – É quando ocorre a segunda lua cheia do mês.

 

Lua de Sangue – É o momento que a Superlua vai passar na sombra da Terra, conhecida como eclipse total da lua. Durante o momento que a Lua estiver na sombra terrestre, ela é observada em alguns pontos da Terra com a cor avermelhada.


A última Superlua Azul de Sangue, ocorreu em 30 de Dezembro de 1982 e foi visível na Europa, África e Ásia Ocidental. O próximo fenômeno semelhante está previsto para ocorrer em 31 de Janeiro de 2037.

 

Lua de Sangue, por sua vez, é algo raro de se presenciar, pois depende de o eclipse total lunar ocorrer justamente no período de Superlua. A última aconteceu no dia 27 de Setembro de 2015 e a próxima ocorrerá somente no ano de 2032.https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/lua-sangue.htm

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode