13/06/2012 10:40

ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

Espécies Ameaçadas de Extinção no Rio de Janeiro

O Governo de Estado do Rio de Janeiro, lança  campanha destinada à conservação de dez espécies da fauna apontadas pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) como as mais ameaçadas de extinção no território fluminense

Algumas espécies da fauna do Rio de Janeiro, estão ameaçadas de extinção, devido a redução da área dos seus habitats.

A diminuição das áreas dos habitats é um dos principais fatores que contribuem para a extinção de espécies, por isso é importante conhecer e preservá-las.

A Mata Atlântica é considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta. Ela estende-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A Mata Atlântica é composta por um conjunto de formações florestais, com estruturas e interações ecológicas distintas em cada região. Esse bioma é um dos mais ricos do mundo em espécie da flora e da fauna. A fauna possui várias espécies, sendo várias delas endêmicas, ou seja, são encontradas apenas na Mata Atlântica.

Devido a grande devastação dessa mata quase 200 espécies estão ameaçadas de extinção fora aquelas que já se extinguiram, metade das espécies vivas hoje poderá estar extinta até o final do próximo século. Entre esses animais, os que estão ameaçados de extinção no Estado do Rio de Janeiro, são: A jacutinga, ameaçada de extinção devido a ações do homem, como desmatamentos e caça.Completam a lista da Secretaria de Estado do Ambiente, o  formigueiro-do-litoral,  o boto-cinza,  o cágado-do-paraíba, o lagarto-branco-da-praia,  o mico-leão dourado,  o muriqui,  a preguiça-de-coleira,  o surubim-do-paraíba e  o tatu-canastra. A maioria é originária da Mata Atlântica, um bioma rico em biodiversidade que cobre mais de 20% do território fluminense.

O mico-leão dourado é uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Ele só é encontrado em uma pequena área de Mata Atlântica no Rio de Janeiro. Para evitar sua extinção, é preciso garantir habitat suficiente para abrigar-lo.

Vamos preservar, não destrua, conserve. Mesma que sua participação, seja pequena, é um ato político de cidadania e contribuirá para um futuro melhor da vida na Terra.

                                                                             Mico - Leão Dourado

                                                                                 

—————

Voltar