08/05/2014 11:15

AKATU - Pesquisa ambiental de jovens e adultos

A Educação Ambiental ganha com a pesquisa da Akatu.

A pesquisa de campo aplicada no Brasil pelo Instituto Akatu e o Ipsos Public Affair, foi desenvolvida em três vertentes de análise, para avaliar como os jovens adultos percebem um estilo de vida sustentável.

A pesquisa traçou um comparativo com a pesquisa de 2001, e mostrou que houve um avanço considerável, no aumento da percepção acerca da importância dos temas: mudanças climáticas e oS impactos do lixo para uma vida sustentável.
 

Dentre as conclusões obtidas com a pesquisa, vejo como a mais importante para educação ambiental o fato de que os jovens adultos necessitam de mais informações para que possam adotar atitudes para um estilo de vida sustentável. Como esse anseio por informação, poderemos atuar com mais certeza, impactando-os de conhecimentos, condutas e estratégias, de forma a sensibilizar-los na conscientização ambiental.

É importante destacar que outro dado relevante da pesquisa é o percentual de 27% de jovens adultos com alto capital social. Jovens que atuam de alguma forma nas comunidades, tais como: religiosa, escolar, política, associações, ONGs. etc. , de certa maneira, podem com facilidade, disseminar, influenciar outros jovens, para as práticas de um estilo de vida sustentável. Então devemos identificar esses jovens e investir na sua educação ambiental, focada na sensibilização para com as questões ambientais.
Assim, a pesquisa é um importante instrumento para nosso direcionamento na educação ambiental, com dados e conclusões que orientam a nossa tomada de decisão na metodologia e estratégia no desenvolvimento de trabalho com temas ambientais dentro de ambientes formal, informal e não-formal, dando-nos um olhar mais preciso da realidade ambiental dos nossos jovens.
Leia a pesquisa na integra no link abaixo:
http://www.akatu.org.br/akatu_acao/publicacoes/perfil-do-consumidor/estilos-sustentaveis-de-vida-resultados-de-uma-pesquisa-com-jovens-brasileiros

—————

Voltar